Acessoline Telecon - ALT fecha acordo com a Akamai
Menu

Nossas Unidades

ALT fecha acordo com a Akamai

 

       Quando você acessa um site da internet, o conteúdo dele é baixado — mesmo que temporariamente — para o seu computador. Para que isso aconteça, os desenvolvedores da página hospedam seus conteúdos em algum lugar, a partir do qual as informações são enviadas para a sua máquina e tudo funciona bem.

       Mas você sabia que esse conteúdo não está necessariamente armazenado em um único lugar? E que há uma espécie de teia de dispositivos que trabalham em conjunto para regionalizar o armazenamento dos dados, facilitando o acesso a eles de computadores de diferentes partes do planeta?

       Pois é, e é justamente aí que entra uma CDN — sigla em inglês para Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo em tradução livre para o português —. Para oferecer conteúdo com agilidade e estabilidade é que existem as CDNs, que nada mais são do que redes não centralizadas em um único servidor. Elas hospedam um determinado conteúdo em servidores espalhados em várias partes, permitindo dessa forma a distribuição de conteúdo de forma regionalizada e eficaz independentemente de onde o acesso é realizado.

       Com o uso de uma CDN, o conteúdo é distribuído de forma mais eficaz, diminuindo a latência do processo de transferência e aproveitando melhor a largura da sua banda. Tirando as diferenças de conexão de uma região e outra (ou de um dispositivo e outro), o desempenho do processo acaba sendo igual devido ao uso de uma rede de distribuição.

       O que acontece é que o conteúdo sai do servidor original e fica cacheado em diversos outros lugares ao redor do planeta conforme a demanda. Desse modo, a CDN otimiza a rota, encontrando a que é mais curta entre a origem e o destino dos pacotes. O resultado da redução da distância é a diminuição do tempo para completar as transferências.

       A Akamai é a maior CDN do mundo e é utilizada por corporações como Microsoft, Facebook, Apple, Twitter, Sony, Nintendo, BBC e Yahoo!. Ela é a companhia de CDN mais utilizada no planeta, reunindo vários nomes graúdos do mundo da tecnologia em sua lista de clientes. 

       Segundo o site Baboo, a empresa chega a realizar tráfego a 6 Tb por segundo em dias normais, o que equivale a 30% do tráfego de toda a rede mundial de computadores.

       A AcessoLine fechou acordo com a Akamai e agora possui instalados em sua rede servidores que fazem parte da rede de distribuição de conteúdo de internet da Akamai. Assim, a ALT consegue deixar a sua experiência no uso da internet ainda melhor a cada dia.

Veja também:

 

 Compartilhar
 Tweetar
0 Comentários

Comentários