Acessoline Telecon - Oito sinais de que você é descuidado com seus dados na internet
Menu

Nossas Unidades

Oito sinais de que você é descuidado com seus dados na internet

 

É importante lembrar que algumas informações, nas mãos erradas, podem causar prejuízos financeiros, profissionais e pessoais ao usuário.
A seguir, listamos 8 sinais que comprovam que você é descuidado com seus dados:

1. Não ter senha no smartphone
Quando um celular é roubado e o mesmo não possui senha de desbloqueio, pode oferecer mais do que a possibilidade de realizar chamadas na conta do usuário, ele pode permitir o acesso a mensagens de texto, mensagens aplicativos de finanças e até redes sociais.
A senha não é 100% infalível, mas pode oferecer uma boa proteção em caso de perda do dispositivo, dando ao usuário um tempo a mais para bloquear o aparelho, inutilizando-o.

2. Usar mesma senha para tudo
Usar a mesma senha para diversas contas aumenta a possibilidade de invasões e torna o usuário mais vulnerável. Se um criminoso descobrir uma senha, ele consegue acessar todos os serviços do usuário.

3. Abrir links sem verificar sua veracidade
Usar links falsos para atrair usuários ingênuos é uma prática antiga, mas ainda surte bastante efeito na web. Antes de clicar em algo, verifique se o link corresponde com o que a página se propõe. Duvide de notícias bombásticas de sites desconhecidos ou promoções milagrosas.

4. Não usar uma VPN ao acessar um Wi-Fi público
O Wi-Fi público é algo muito bom por oferecer a conexão gratuitamente e sem a necessidade de adivinhar senhas. Mas fique atento: pessoas mal intencionadas podem usar essa oportunidade para invadir seu dispositivo.
É importante usar uma VPN ao se conectar a esse tipo de rede, bloqueando o acesso de criminosos e garantindo sua segurança.

5. Compartilhar demais nas redes sociais
Pode parecer exagero, mas é necessário tomar cuidado com a quantidade de informação online divulgada. Fazer check-in todo dia em sua casa, avisar que vai sair de férias e oferecer números de telefone nas redes sociais pode não ser uma boa ideia. 

6. Deixar o Bluetooth ligado o tempo todo
Conexões Bluetooth abertas podem facilitar o acesso de hackers, capazes de extrair informações pessoais do usuário sem encostar no seu dispositivo. Depois de usar a conexão, desligue-a.

7. Permanecer logado a contas de serviços de compras ou financeiros
Ao acessar um site de banco ou de compras online, fique atento: Permanecer logado relativo à contas financeiras por muito tempo pode não ser uma boa ideia. Caso um criminoso perceba que um dispositivo está registrado em serviços do tipo, ele pode roubá-lo e trazer prejuízos grandes.

8. Não limpar as informações antes de se desfazer de aparelhos velhos
Seja vendendo ou jogando fora, é importante limpar os dados de um dispositivo antes de se livrar dele. Limpe a memória interna do dispositivo e verifique se o processo ocorreu perfeitamente.

Via TheNextWeb e Olhar Digital

Veja também:

 

 Compartilhar
 Tweetar
0 Comentários

Comentários