Acessoline Telecon - Parceria com Akamai e Google Global Cache: mais velocidade pra você
Menu

Parceria com Akamai e Google Global Cache: mais velocidade pra você

 

Com a internet da ALT, você assiste aos seus seriados preferidos na Netflix, faz pesquisas no Google, assiste aos vídeos favoritos no YouTube, acompanha seus amigos nas mais diversas redes sociais e faz tudo o que você precisa na internet com muito mais velocidade e qualidade. Sabe por quê?

Tudo isso só é possível porque a ALT possui todo este conteúdo dentro da sua própria rede graças às parcerias com a Akamai e o Google Global Cache. Isso quer dizer que toda a rede e a arquitetura da ALT está preparada para você ter a melhor sensação e conforto durante a sua navegação.

Entenda como isso tudo funciona: Akamai

A AcessoLine possui um acordo com a Akamai e tem instalados em sua rede servidores que fazem parte da rede de distribuição de conteúdo de internet da corporação. Assim, a ALT consegue deixar a sua experiência no uso da internet ainda melhor a cada dia.

Para que você entenda melhor, quando você acessa um site da internet, o conteúdo dele é baixado, mesmo que temporariamente, para o seu computador. Para que isso aconteça, os desenvolvedores da página hospedam seus conteúdos em algum lugar, a partir do qual as informações são enviadas para a sua máquina e tudo funciona bem.

Mas você sabia que esse conteúdo não está necessariamente armazenado em um único lugar? E que há uma espécie de teia de dispositivos que trabalham em conjunto para regionalizar o armazenamento dos dados, facilitando o acesso a eles de computadores de diferentes partes do planeta?

E é justamente aí que entra uma CDN, Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo (em tradução livre). Para oferecer conteúdo com agilidade e estabilidade é que existem as CDNs, que nada mais são do que redes não centralizadas em um único servidor. Elas hospedam um determinado conteúdo em servidores espalhados em várias partes, permitindo dessa forma a distribuição de conteúdo de forma regionalizada e eficaz independentemente de onde o acesso é realizado.

Com o uso de uma CDN, o conteúdo é distribuído de forma mais eficaz, diminuindo a latência do processo de transferência e aproveitando melhor a largura da sua banda. Tirando as diferenças de conexão de uma região e outra (ou de um dispositivo e outro), o desempenho do processo acaba sendo igual devido ao uso de uma rede de distribuição.

O que acontece é que o conteúdo sai do servidor original e fica cacheado em diversos outros lugares ao redor do planeta conforme a demanda. Desse modo, a CDN otimiza a rota, encontrando a que é mais curta entre a origem e o destino dos pacotes. O resultado da redução da distância é a diminuição do tempo para completar as transferências.

Atualmente a Akamai é a maior CDN do mundo e é utilizada por corporações como Microsoft, Facebook, Apple, Twitter, Sony, Nintendo, BBC e Yahoo!. Ela é a companhia de CDN mais utilizada no planeta, reunindo vários grandes nomes do mundo da tecnologia em sua lista de clientes. 

Entenda como isso tudo funciona: Google Global Cache
       
O Google possui uma plataforma de distribuição de conteúdo multicamadas, que atinge mais de 100 países. O objetivo do Google é fornecer conteúdo e serviços Google, o mais perto possível dos usuários, a fim de proporcionar o melhor desempenho possível.

O conteúdo original está hospedado no Centro de Dados do Google. Esse conteúdo é replicado para vários outros centros de dados para redundância e serviço mais eficiente para os usuários finais.

O Google Global Cache (GGC) representa a camada final da plataforma de entrega de conteúdo do Google e está mais próximo dos usuários.

A ALT possui um Nó GGC em sua rede, com capacidade de 100 terabytes de armazenamento! Com o GGC, a ALT pode servir conteúdo popular Google com o melhor desempenho possível para seus clientes. Entre os conteúdos que estão disponíveis no GGC estão: YouTube, Google Search, Google Plus, Google Maps (incluindo telhas de mapa e vista para a rua), Google Earth, Google Docs, Google Scholar, Google News, Android Market, Picasa Web Albums e DoubleClick pelo Google.

 

Esses e outros motivos fazem da ALT a melhor opção no mercado para quem procura internet de qualidade, estável e com velocidade. A ALT acredita que o consumidor deve ter liberdade para escolher o conteúdo que quiser, na hora que desejar! E na ALT isso é possível porque ela possui a melhor de rede de FO’s da região, e CDN’s dentro da sua rede.

Veja também:

 

 Compartilhar
 Tweetar
0 Comentários

Comentários