Acessoline Telecon - Qual o momento certo para investir em uma placa de vídeo para o seu PC?
Menu

Nossas Unidades

Qual o momento certo para investir em uma placa de vídeo para o seu PC?

 

Para os usuários amantes de jogos pesados ou usuários de programas de edição gráfica, como Photoshop e Adobe Indesign, a placa de vídeo é um componente essencial, sendo ela a responsável pelo bom desempenho dessas aplicações. No entanto, com o avanço no vídeo onboard muitos usuários ficam em dúvida em qual é o momento certo para investir em uma GPU offboard.
Para tentar ajudar no problema de decisão de escolha do melhor momento para investir em uma placa de vídeo, foram levantadas algumas questões que podem ajudar nessa decisão e assim melhorar a qualidade gráfica do computador. 

Para que serve?

A placa de vídeo funciona como uma computador a parte, com processador próprio (GPU) e memória e é responsável por todo processamento gráfico. Em outras palavras, é ela quem determina a qualidade da imagem que vai para a tela. Quanto mais potente ela for, mais frames por segundo poderão ser exibidos em maiores resoluções.

Compatibilidade

Para quem tem uma configuração mais antiga, é preciso ter em mente que ao investir em uma placa de vídeo pode também ser necessário trocar outros componentes do computador, o que pode ser determinado para aqueles que não pretendem gastar muito. 
O investimento mais comum nesses casos é em placa-mãe e fonte. As placas de vídeo atual utilizam a versão 3.0 do slot PCi Express, enquanto as placas-mãe antigas contam com a versão 2.0. Isso não significa que plugar uma placa de vídeo 3.0 em um slot 2.0 ela não irá fucnionar, no entanto, a GPU não irá fornecer o seu desempenho máximo. 
A fonte é ainda mais importante que a placa-mãe. Como a placa de vídeo é um componente que demanda bastante energia, é preciso também investir em uma fonte de qualidade, respeitando as especificações da GPU. Ao arriscar uma fonte de energia genérica, pode além de compromoter o funcionamento da placa de vídeo, queimar outros componentes. 
Por fim, mas não determinante, está o processador. Para extrair o máximo de performance a CPU deve estar a altura da placa de vídeo, caso sua CPU seja muito antiga ela pode limitar o desempenho da nova placa de vídeo. 

Perfil do usuário

Antes de decidir que esta é a hora de investir em uma placa de vídeo é preciso entender qual objetivo da máquina. Se você usa o computador apenas para navegação na internet, ver vídeos e executar tarefas básicas, como programas do pacote Office, certamente o vídeo onboard dá conta do recado.
Por outro lado, se você procura dar um salto de qualidade e ter uma experiência melhor em jogos pesados ou utiliza a máquina para renderização de vídeo e edição de imagem, a melhor escolha é uma placa de vídeo offboard. No geral, ter uma GPU amplia as possibilidades de uso do PC.

 

Fonte: TechTudo

Veja também:

 

 Compartilhar
 Tweetar
0 Comentários

Comentários