Acessoline Telecon - A Revolução Da Fibra Óptica
Menu

Nossas Unidades

A Revolução Da Fibra Óptica

 

Fala-se tanto em fibra óptica nos dias de hoje, mas pouco se sabe sobre a sua invenção. Estamos tão conectados na era da informação que deixamos de lado o aspecto histórico das tecnologias. Por isso preparamos um texto que aborda um pouco da história desta tecnologia tão presente em nossos dias.

A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kanpany, em 1956. O físico, aos 25 anos, fez os primeiros experimentos que levaram à criação do fio encapsulado capaz de propagar a luz com baixíssimas taxas de perda.

Mas muito antes do físico indiano, mais precisamente há 82 anos, o pesquisador John Tyndal (1820-1893) apresentou na Royal Society de Londres a ideia de que a luz poderia ser transportada por meio de ambientes com curvas. Por meio de um experimento feito com o auxílio de uma lanterna e um balde com água furado, a luz escorria junto com a água, como se tivesse sido dobrada. Foi com base nesse experimento que a fibra óptica foi criada. Ao longo dos anos diversos projetos desenvolveram a tecnologia da fibra óptica até chegar ao modelo que conhecemos hoje.  

A partir dos anos 1990 é que a fibra óptica começou a ser utilizada efetivamente pelas grandes empresas de tecnologia. Com isso, o futuro da conectividade já era vislumbrado por visionários como Bill Gates e as transformações tecnológicas eram uma realidade mundial. Com a internet cada vez mais popularizada em todos os segmentos, via-se a necessidade de otimizar a conexão de dados e a fibra óptica era a “menina dos olhos”. Alta capacidade de transmissão, alta velocidade e baixo custo de produção fizeram da fibra a tecnologia perfeita que as empresas buscavam. Um par de fibras ópticas, cujo diâmetro pode ser comparado a um fio de cabelo, pode transmitir 2.5 milhões de chamadas telefônicas ao mesmo tempo. Esse era o cenário perfeito o mundo das telecomunicações, que projetava um aumento de tráfego com tanta evolução tecnológica vindo pela frente.

Com o advento do novo milênio, a fibra óptica já era uma realidade no Brasil. Os anos 2000 eram sinônimo de alta tecnologia à disposição de um mercado cada vez mais dinâmico e a transmissão de dados via fibra óptica era fundamental para a rotina das empresas brasileiras, que modernizavam suas atividades de forma vertiginosa, sempre com o objetivo de aumentar sua competitividade e produção.

Atualmente, no Brasil já existem mais de 20 mil quilômetros de fibra instalados nos grandes centros urbanos, aumentando a migração de pessoas para essa tecnologia. Graças a essa expansão de rede de fibra, que só cresce a cada dia, é possível oferecer internet de alta velocidade para empresas e residências em locais até então inacessíveis a novas tecnologias.

Em Santa Catarina, a fibra óptica já está presente em quase todos os municípios e a ALT Telecom tem orgulho de fazer parte desta revolução das conexões, oferecendo os melhores serviços com a melhor tecnologia, a fibra óptica.

 

Veja também:

 

 Compartilhar
 Tweetar
0 Comentários

Comentários