Acessoline Telecon - A profissão de TI em tempos de CLOUD
Menu

Nossas Unidades

A profissão de TI em tempos de CLOUD

 

Este artigo serve de alerta aos profissionais de TI que não estão preocupados com um upgrade em seus conhecimentos e habilidades.

 

Com o advento de novas tecnologias no mercado, a profissão de TI (Tecnologia da Informação) vem sofrendo mudanças que impactam diretamente no modelo tradicional de trabalho destes profissionais. Uma das maiores transformações no mercado e no modus operandi da TI acontece com a chegada da Cloud Computing (ou Computação em Nuvem). Empresas de todos os setores estão migrando para o Cloud devido aos benefícios que esta tecnologia vem trazendo ao ecossistema das empresas, mas como fica o profissional de TI neste contexto? Ele está acompanhando estas mudanças e aprendendo a lidar com as demandas desta nova tecnologia? O futuro do mercado está direcionado para o Cloud e, em muito breve, não haverá espaço para profissionais que não se especializarem no que a Nuvem tem de melhor para a tecnologia da informação. O cenário atual aponta para o Cloud como infraestrutura que vai redefinir as estratégias das empresas.  

 Uma pesquisa da consultoria internacional KPMG chamada de “Elevating Business in the Cloud” feita com mais de 500 companhias de vários segmentos da economia ao redor do mundo, incluindo o Brasil, mostra que 50% das empresas apostam em Cloud para reduzir custos e obter benefícios financeiros. A Nuvem está promovendo mudanças em larga escala em companhias de todos os portes e mudando tudo o que sabemos sobre a Tecnologia da Informação. Na maioria das empresas entrevistadas, as ferramentas do Cloud melhoraram o alinhamento e interação entre empresa e cliente, além de obterem ganhos de produtividade.

                O Brasil é um dos países que está implementando soluções de Nuvem Pública, Privada e Híbrida em seus ambientes de TI de forma muita intensa, mas ainda são poucos os profissionais especializados em Cloud, e isso é um grande problema.

 O mercado de trabalho no segmento de TI vem exigindo, cada vez mais, profissionais com amplo conhecimento em Cloud em seus currículos, inclusive como requisito obrigatório para concorrer às vagas de trabalho. Será um diferencial aquele que tiver capacitação em Cloud Computing e dominar o novo cenário da TI do século XXI.

 

O “novo normal” na TI

 

O Cloud já é visto como “o novo normal” no mundo da TI. É crescente o número de empresas que já nascem com infraestrutura desenhada totalmente em Cloud e conseguem um desempenho acima do esperado, mas estas empresas acabam sofrendo para encontrar profissionais especializados em Cloud no mercado. Como dissemos lá no início do artigo, o profissional de TI precisa fazer um upgrade em seus conhecimentos e habilidades em tecnologia, caso contrário sua carreira em TI ficará comprometida, correndo o risco de perder as novas oportunidades e até o seu emprego atual.

Esqueça aquela sala cheia de servidores com o ar condicionado em baixas temperaturas! O TI tradicional está com os dias contados, pois a ascensão do modelo de operação via Cloud Computing veio para revolucionar e, com isso, requer profissionais de TI capacitados e familiarizados com a Nuvem. Este novo profissional vai se posicionar diante das lideranças da empresa para a escolha de modelos de Cloud que atendam às expectativas de robustez, performance e disponibilidade necessárias às operações dos sistemas. Mas toda essa autoridade em Cloud só será possível com capacitação e treinamento. Esta é a solução para o profissional que deseja se destacar no mercado de TI. Então, atualize-se! Corra em busca de especialização em Cloud e salve-se enquanto é tempo, pois a Nuvem veio para ficar!

 

Veja também:

 

 Compartilhar
 Tweetar
0 Comentários

Comentários