Acessoline Telecon - O que é Inteligência Artificial?
Menu

Nossas Unidades

O que é Inteligência Artificial?

 

Há alguns anos o termo Inteligência Artificial vem sendo apresentado e discutido em eventos sobre tecnologia pelo mundo afora. A Inteligência Artificial, ou I.A., é um tema controverso para cientistas, estudiosos e visionários e divide opiniões de todos os tipos. Para muitos ela pode representar uma ameaça para a humanidade, para outros pode ser a salvação tecnológica para um futuro promissor.

Para mais reflexões sobre a I.A. precisamos entender o que ela é e como funciona. A Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, ou seja, a capacidade de ser inteligente. Esta área da ciência existe há décadas e é impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, fazendo com que novos elementos sejam agregados à I.A.

História

Para ser mais exato na história, a pesquisa sobre I.A. iniciou nos anos de 1940 e eram desenvolvidas apenas para procurar encontrar novas funcionalidades para o computador, ainda em projeto. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, surgiu também a necessidade de desenvolver a tecnologia para impulsionar a indústria bélica. Os tempos vão passando e, com isso, surgem várias linhas de estudo da I.A.. Uma delas é a biológica, que estuda o desenvolvimento de conceitos que pretendiam imitar as redes neurais humanas. Na verdade, é nos anos 1960 em que esta ciência recebe o nome de Inteligência Artificial e os pesquisadores da linha biológica acreditavam ser possível máquinas realizarem tarefas humanas complexas, como raciocinar.

 

A partir disso, surgem os questionamentos sobre o impacto da I.A. na vida das pessoas. Diversos cientistas passam a tratar com cautela os estudos e o desenvolvimento da Inteligência Artificial. O físico britânico e visionário Stephen Hawking diz que “todos os aspectos das nossas vidas serão transformados pela I.A., e isso pode ser o maior evento na história da nossa civilização”. Na declaração do físico não fica clara se esta transformação será para o bem ou para o mal. Só o tempo vai dizer.

I.A. na vida real

Atualmente temos várias aplicações da I.A. na vida real: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança, dispositivos de reconhecimento de escrita e voz, programas de diagnósticos médicos e muitos outros. Já temos também robôs exercendo atividades que, até então, só os humanos eram capazes. Todos foram criados a partir do conceito de Inteligência Artificial e utilizam complexas programações de computador.

 

Outro visionário que vem dando alertas sobre a ameaça da I.A. é Elon Musk, CEO da empresa aeroespacial SpaceX e da fabricante de veículos Tesla Motors. Recentemente Musk alertou os governadores dos Estados Unidos a tomar medidas contra os riscos à sociedade que existem no desenvolvimento da Inteligência Artificial e que seja criado um órgão que supervisione e oriente o seu desenvolvimento. É um risco para a existência da nossa civilização”, advertiu o empresário aos governadores em uma reunião que aconteceu em Rhode Island, em julho deste ano.

Como podemos ver neste artigo, a Inteligência Artificial é um tema complexo e bastante controverso. Temos pontos a favor e contra e cada lado tem razão em suas afirmações. Resta agora esperar que, independente dos rumos que os estudos sobre I.A. tomem, eles sejam guiados pela ética e pelo bom senso e que a evolução tecnologia sempre leve em conta que humanidade deve dominar as máquinas, e não o contrário.

Veja também:

 

 Compartilhar
 Tweetar
0 Comentários

Comentários