Acessoline Telecon - Quem protege nossos dados na internet?
Menu

Nossas Unidades

Quem protege nossos dados na internet?

 

Neste caso, o Facebook teve que dar explicações sobre dados de usuários que chegaram nas mãos da empresa Cambridge Analytica, que atua em campanhas eleitorais, uma delas a do então Presidente dos EUA e na época candidato, Donald Trump. 

Milhares de dados dos usuários podem ter sido usados para manipular o resultado das eleições e isso gerou desconfiança com a confiabilidade no Facebook por gerir tanto dos nossos dados. 

Leis de proteção dos dados na internet

Nossa privacidade é garantida na Declaração dos Direitos Humanos, mesmo antes da chegada da internet. Mas, isso não se altera, pelo contrário, se fortalece, já que estamos expostos a muita coisa no meio digital. 

No Brasil, ainda está em tramitação no Senado Federal o Marco Regulatório da Proteção de Dados do Brasil, onde o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) trata, entre outras coisas, de que todas as informações a serem coletadas sejam aprovadas pelo usuário, caso contrário, sem o seu consentimento, os dados não poderão ser usados.

Além disso, a lei valeria para os dados repassados a terceiros e a possibilidade de que o usuário peça a exclusão de todas as informações e tal ato seja cumprido. 

Transparência no uso de nossos dados, todos os usuários precisam estar e se sentirem seguros ao usarem a internet, sem sofrer ameaças ou terem seus dados usados indevidamente. 

A proteção dos dados na internet é uma necessidade, um direito fundamental.

Veja também:

 

 Compartilhar
 Tweetar
0 Comentários

Comentários