Acessoline Telecon - Ataque a roteadores domésticos pode desencadear ataques em massa
Menu

Nossas Unidades

Ataque a roteadores domésticos pode desencadear ataques em massa

 

Nesta semana, a empresa Cisco identificou os primeiros sinais do ataque de um vírus que se instala nos roteadores domésticos e que mereceu orientações do FBI. 

O ataque do vírus VPNFilter está merecendo atenção, pois pode representar um ataque a bairros e cidades inteiras. 

Segundo informações do FBI, são hackers russos que estão espalhando o vírus por vários roteadores, o principal país atingido é a Ucrânia. 

Este malware pode assumir o controle do roteador infectado. De início, ele ficaria adormecido e despertaria após uma orientação de seus criadores, podendo atingir proporções gigantescas e bem definidas, por alvos e localização. 

Especialistas afirmam que meio milhão de roteadores já foram infectados em todo o mundo, mas ainda não se sabe precisar muito sobre o assunto. 

Orientações para proteção 

Tanto FBI e a própria Cisco ainda não sabem tudo que pode ser feito para se proteger deste ataque. A primeira orientação é reiniciar o roteador, atualizando para uma versão mais recente do fabricante. No entanto, nem isso é garantia de que você não será atingido. 

Para os próximos dias, podem surgir novas orientações e novidades sobre este vírus que ainda não se sabe por onde os hackers conseguiram ter acesso aos roteadores, por isso as orientações de segurança ainda são inconclusivas.

 

Veja também:

 

 Compartilhar
 Tweetar
0 Comentários

Comentários