Acessoline Telecon - Inteligência Artificial contribui para o diagnóstico de câncer
Menu

Nossas Unidades

Inteligência Artificial contribui para o diagnóstico de câncer

 

A Inteligência Artificial (IA) gera debates em torno de sua utilização, principalmente, por ter duas frentes bem distintas: ajudar a salvar vidas ou ser usada como arma letal.

 

Mas grandes empresários já têm se preocupado com esta segunda possibilidade, vindo ao público declarar que se opõem ao uso da IA em máquinas ao ponto de que elas decidam sobre a vida ou morte de alguma pessoa.

 

No entanto, indo de encontro a isso, muitas ações para ajudar a vida das pessoas chegam todos os dias a mais evolução ao usar toda essa tecnologia em prol de tratamentos médicos, por exemplo.

 

Diagnósticos de câncer

 

Um dos mais conhecidos usos da Inteligência Artificial é no diagnóstico do câncer, essa doença com alta taxa de mortalidade em todo o mundo, e também no seu tratamento.

 

Ela tem se mostrado tão eficiente pois, por exemplo, leva em conta particularidades genéticas de cada pessoa, coisa que não seria possível sem a IA, uma das utilizações é com o Watson, introduzido pela IBM, que faz esse uso na hora dos tratamentos do câncer.

 

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford conseguiu explorar a IA para que, segundo dados armazenados, fosse possível fazer o diagnóstico de câncer de pele ao comparar órgãos saudáveis e doentes e tiveram um resultado expressivo, sendo equivalentes ao diagnóstico de especialistas.

 

Vários projetos que usam a IA para a detecção do câncer estão em andamento no mundo todo, isso mostra a proporção e a importância destes resultados para a medicina.

 

Este assunto ainda tende a levantar muitos questionamentos, mas não se pode esquecer de todas as vantagens, principalmente na questão de saúde, onde mais precisão pode salvar mais vidas.

 

Veja também:

 

 Compartilhar
 Tweetar
0 Comentários

Comentários