Acessoline Telecon - Como funciona e quais são os benefícios de uma Rede de Distribuição de Conteúdo
Menu

Nossas Unidades

Como funciona e quais são os benefícios de uma Rede de Distribuição de Conteúdo

 

Content Delivery Network (CDN) ou Rede de Distribuição de Conteúdo é uma rede que armazena “cópias” do conteúdo de outros sites na memória para depois entregá-las aos visitantes. Essa entrega é feita baseada na localização geográfica de cada usuário, para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido, reduzindo o tempo de transferência dos dados. Por exemplo, ficam contidos no cache de uma CDN dados de grandes sites de pesquisa, mensagens, jogos e streaming. Quando você acessa um desses sites, o sistema localiza a CDN mais próxima para conectar você ao servidor.

Mais da metade do tráfego da Internet é fornecido por uma rede de entrega de conteúdo. O objetivo da CDN é reduzir a latência entre o envio de solicitação de uma página da Web e o carregamento completo, reduzindo a distância física que a conexão percorre. A infraestrutura de CDN da ALT Telecom é uma das maiores do Sul do país e de Minas Gerais, temos clusters de CDN nas principais cidades de cada estado.

As redes de distribuição de conteúdo são usadas para interações B2B, principalmente para acelerar a entrega de conteúdo estático, dinâmico, móvel, transações de comércio eletrônico, vídeo, voz e jogos. Mesmo contando com velocidades de conexão maiores, o tempo de carregamento das páginas aumenta consideravelmente e é nesse momento que a CDN atua, para melhorar o desempenho e diminuir a latência.

Sem uma CDN, os servidores de origem de conteúdo devem responder a cada solicitação dos usuários final. Isso resulta em alto tráfego para a origem e carga subsequente, aumentando assim as chances de falha na origem, caso os picos de tráfego forem excessivamente altos ou se a carga for persistente. Por exemplo, um visitante dos EUA que deseja visualizar conteúdo originado em um servidor baseado no Reino Unido terá um tempo de carregamento ruim, se essa solicitação tiver que viajar pelo Atlântico.

Para evitar isso, as CDNs armazenam uma versão em cache do conteúdo do seu site em várias localizações geográficas em todo o mundo, que são conhecidas como "pontos de presença" (PoPs). Esses PoPs contêm seus próprios servidores de cache e serão responsáveis por entregar esse conteúdo no local do usuário. As CDNs além de agilizarem a transferência de dados entre os servidores de conteúdo o seu computador, também são soluções mais baratas do que manter uma estrutura própria para fazer o serviço, especialmente se o seu público-alvo está espalhado em diversas regiões do mundo ou de um grande país, como o Brasil. 

 

Veja também:

 

 Compartilhar
 Tweetar
0 Comentários

Comentários